Lucro da Dow Chemical no 3o tri supera expectativa

Por Ernest Scheyder

NOVA YORK, 28 de outubro (Reuters) - A Dow Chemical, maior fabricante de produtos químicos dos Estados Unidos, divulgou nesta quinta-feira lucro melhor que o esperado por vendas fortes de cloro, plásticos básicos e lubrificantes, o que impulsionava as ações da empresa antes da abertura dos mercados.

Os resultados refletem uma melhora na demanda de clientes por uma variedade de produtos que utilizam matérias-primas da Dow Chemical, especialmente na América do Norte e Europa, onde a empresa vinha apresentando performances fracas nos últimos trimestre.

O presidente-executivo da Dow Chemical, Andrew Liveris, informou que vê uma "recuperação econômica global sustentada, liderada por economias emergentes", acrescentando otimismo sobre o crescimento de Brasil, Leste Europeu e Oriente Médio.

A companhia teve lucro líquido de 512 milhões de dólares, ou 0,45 dólar por ação, ante 711 milhões, ou 0,63 dólar por ação um ano antes.

Excluindo eventos não recorrentes, a Dow Chemical teve lucro de 0,54 dólar por ação e por esse critério analistas consultados pela Thomson Reuters I/B/E/S estimavam em média ganho de 0,41 dólar por papel.

A receita cresceu 6,8 por cento, para 12,87 bilhões de dólares, ante expectativa média do mercado de 12,81 bilhões.

As vendas em volume subiram 14 por cento enquanto os preços avançaram 9 por cento, minimizando impacto de alta nos custos com matérias-primas, segundo a Dow Chemical.

Na terça-feira, a rival DuPont teve lucro maior que o esperado para o trimestre e melhorou suas expectativas de desempenho para 2010.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.