Tamanho do texto

Estatal fecha contrato de R$ 140 milhões para reduzir riscos no transporte do petróleo e seus derivados

A Petrobras já começou a reforçar seus procedimentos contra acidentes em um acordo fechado nesta quinta-feira com a Target Brasil, empresa de gestão de riscos operacionais. O acordo, de R$ 140 milhões, trata principalmente do transporte de derivados do petróleo em terra, mas envolve também o caminho que o óleo percorre do mar até a costa

Gabrielli, sobre vazamentos como da BP:
AE
Gabrielli, sobre vazamentos como da BP: "O melhor tratamento para um acidente é evitar que ele ocorra"
No mês passado, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, afirmou, durante divulgação do Plano de Investimentos até 2014, que, com o acidente do Golfo do México, a estatal promoveu a revisão de todos os procedimentos preventivos adotados, a análise de todos os equipamentos e reforçou os mecanismos de acompanhamento dos procedimentos operacionais adotados.

Segundo a Agência Brasil na ocasião, Gabrielli disse que o vazamento da BP era “trágico e lamentável”, mas precisava de um estudo detalhado, para que se pudesse aprender com ele. “Nós precisamos dar ainda maior ênfase do que já damos ao cumprimento dos procedimentos prévios sobre cada atividade”, disse.

Para Gabrielli, e, para o presidente da estatal, eles podem ser evitados se houver trabalho preventivo em suas causas.

Estatal tem 85% do pré-sal

Procurada pelo iG , a Petrobras não voltou a se manifestar sobre o tema. A estatal participa da exploração de 35,7 mil quilômetros quadrados do pré-sal (85% do que já foi concedido).

A Petrobras indica quatro como os principais desafios para a operação no pré-sal. São eles: o risco de a camada de sal sofrer tensões e fechar os poços durante a exploração; o ajuste da temperatura, muito elevada, em que o óleo sai da terra e o contato com a água fria do mar, que pode formar precipitações; a dificuldade extrema para manter o fluxo de extração do petróleo, com pesquisas de produtos químicos específicos; e o estudo da geometria das rochas para buscar a melhor e mais barata maneira para perfurar os poços.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.