Publicidade
Publicidade - Super banner
Empresas
enhanced by Google
 

MP alerta Ibama sobre licenças para Belo Monte

Ministério Público Federal no Pará notificou diretor de órgão ambiental para que as exigências sejam cumpridas

Valor Online |

O Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA) informou hoje que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) foi alertado sobre as exigências que devem ser atendidas pela Norte Energia S/A, antes de haver a liberação de novas licenças para a hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA).

Segundo o MPF/PA, o diretor de Licenciamento do Ibama, Sebastião Custódio Pires, foi notificado para que o órgão ambiental esteja atento ao cumprimento das ações socioambientais impostas durante o processo de licenciamento prévio. Ao anunciar as contrapartidas, o governo federal listou as inúmeras ações previstas paras as áreas de saúde, educação, habitação, segurança pública, saneamento básico e preservação do meio ambiente naqueles municípios mais afetados.

Estima-se que a construção de escolas, postos de saúde e segurança, implementação de projetos para tratamento da água e preservação das espécies na região, entre outras exigências, deverão custa para os empreendedores cerca de R$ 3 bilhões.

O objetivo da Norte Energia S/A - grupo de empresas liderado pela Eletrobras - é obter a licença para a construção do canteiro de obras ainda em 2010. Isso possibilitaria a preparação da área onde será instalada usina, sem que fosse permitido o início da construção da usina, e o aproveitamento do período de estiagem na região Norte. Atualmente, os empreendedores estão empenhados em entregar as últimas documentações ao Ibama com o interesse de obter a licença o quanto antes.

"No ofício do MPF/PA, o Ibama é lembrado de que só depois de todas as providências exigidas na licença prévia é que poderá se estudar a concessão de qualquer nova licença para o início das obras", informou o MPF/PA em nota. Com base em informações da Fundação Nacional do Índio (Funai), o MPF/PA constatou que não foram cumpridas, por exemplo, as précondições estabelecidas para atenderem os direitos das populações indígenas instaladas na região.

Leia tudo sobre: Belo MonteIbamaenergiahidrelétricaslicenças

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG