Usina será feita, com ou sem consórcios privados, diz presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), será feita e advertiu de que está enganado quem apostar no contrário. "Uma coisa vocês podem estar certos: nós vamos fazer Belo Monte. Isso é importante que fique claro em alto e bom som. Entrem (consórcios na disputa) ou não entrem", disse, reiterando que vai fazer o leilão e espera que tenha três, quatro, cinco ou mais grupos interessados na disputa.

"Nós precisamos encontrar o preço justo e não o preço que alguém quer nos impor. Não queremos que o empresário tenha prejuízo nem queremos que o consumidor de energia pague lucros exorbitantes. Tem um caminho no meio e nós sabemos qual é", declarou o presidente, lembrando que polêmica semelhante aconteceu quando estava sendo feito o leilão para as usinas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia.

"Estejam certos que quem apostar que o governo não tem cacife para fazer, o governo fará Belo Monte", disse Lula, em entrevista após almoço em homenagem ao presidente do Mali, Amadou Toumani Touré, no Palácio do Itamaraty.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.