Anatel: nível de reclamações de serviços de TV paga cresceu de forma inaceitável

Setor avança "em nível chinês", e órgão convoca empresas para cobrar plano de investimento para solucionar reclamações de clientes: cobrança indevida e falha de sinal lideram queixas

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O superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Marconi Maia, afirmou há pouco que o nível de reclamações a respeito dos serviços de TV por assinatura cresceu de forma inaceitável nos últimos meses. Essa foi a razão que levou o órgão regulador a chamar as empresas que atuam no setor e cobrar planos de ação para solucionar os principais problemas apontados pelos clientes.

"Identificamos que, apesar de o setor estar crescendo na faixa de 30%, um nível chinês, as reclamações estão crescendo na faixa de 100%, o que é inaceitável para um crescimento de 30%. Está descolado, é três vezes mais e não faz sentido", afirmou.

"Por conta disso, estamos chamando as empresas para que apresentem planos de ação para que o nível de prestação de serviço melhore e o nível de reclamação caia." Em janeiro de 2011, as queixas contra o serviço registradas na Anatel eram de 7 mil, número que chegou a 13 mil em abril deste ano.

As principais reclamações, segundo Maia, são em relação à cobrança indevida, falhas no serviço e qualidade de atendimento. "Cada empresa é pior em um determinado item. Por isso, não demos uma solução plana para todo mundo e estamos chamando para que cada uma veja qual é o seu problema, onde está pecando e que solução apresentará ao setor público", explicou.

As empresas terão 30 dias para apresentar um plano de ação. Maia descartou punições neste momento. "Não vamos tomar uma medida do tamanho da tomada em outro setor sem dar oportunidade a eles de se adequarem", disse, em referência à suspensão das vendas, aplicada às operadoras de telefonia celular. Nesta manhã, já estiveram na Anatel representantes da GVT e da Embratel.

Também estão previstos encontros com executivos da Net, Oi e Sky. Segundo Maia, o maior problema da Embratel é a quantidade de reclamações por cobrança, superior à meta da Anatel, de 0,65 por mil assinaturas. Já a GVT, segundo ele, teve um problema significativo em Belo Horizonte, onde a empresa estava atuando com profissionais terceirizados e sem habilitação adequada. (Anne Warth - anne.warth@estadao.com)


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