A aliança automobilística entre Renault-Nissan e a alemã Daimler terá como principal objetivo desenvolver veículos de passeio

A aliança automobilística formada pela Renault-Nissan e o grupo alemão Daimler assinou nesta quarta-feira um acordo de "cooperação estratégica" cujo principal objetivo será desenvolver futuras gerações de veículos de passeio.

A cooperação será centrada nas "futuras gerações do 'smart fortwo' e do Renault 'Twingo', incluídas as versões elétricas, assim como sobre a extensão das famílias de produtos 'smart' e 'Twingo'", indicaram as montadoras em comunicado.

Renault-Nissan e Daimler trocarão ações ao nível de 3,1% cada uma no capital da outra, e o acordo "não afetará a identidade de cada marca". As três marcas automobilísticas acrescentaram que o acordo servirá para o "desenvolvimento conjunto de futuros projetos no campo dos veículos particulares e de veículos utilitários leves".

O presidente da Daimler AG e diretor da Mercedes-Benz, Dieter Zetsche, assegurou que o "talento" dos diferentes grupos "se complementam perfeitamente". O presidente da aliança Renault-Nissan, o brasileiro Carlos Ghosn, assegurou que o acordo oficializado nesta quarta-feira permitirá ampliar sua "oferta de produtos, otimizar os recursos disponíveis e desenvolver tecnologias inovadoras indispensáveis para os dez próximos anos".

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.