Tamanho do texto

Acordo seria realizado por meio de uma troca de ações

A fabricante de carros francesa Renault, sua aliada japonesa Nissan e a alemã Daimler estão prestes a estabelecer uma associação estratégica que poderia ser anunciada oficialmente nesta quarta-feira, informa a impresa francesa. O acordo seria realizado por meio de uma "troca de ações", isto é, uma empresa assumindo o controle de parte das ações da outra. Segundo a imprensa francesa, o acordo seria concluído amanhã, no decorrer da reunião extraordinária do conselho de administração da Renault.

É uma iniciativa que permitiria à aliança franco-japonesa e à fabricante alemã reforçarem sua competitividade em um mercado ainda muito afetado pela crise econômica, indica a imprensa, segundo a qual o acordo seria feito com participações bastante limitadas. A Renault controla atualmente 44,3% da Nissan, enquanto a Nissan possui 15% do capital da Renault.

O jornal alemão "Financial Times Deutschland" já afirmava no dia 25 de março que as negociações estavam muito adiantadas e detalhava que elas se concretizariam em uma troca de ações de 3%. Segundo o mesmo jornal, a Daimler estaria interessada nos motores Renault para carros pequenos, enquanto a Renault e a parceira japonesa Nissan visam os motores diesel da Daimler para carros de luxo e caminhões.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.