Publicidade
Publicidade - Super banner
Empresas
enhanced by Google
 

Operários da Volkswagen decretam greve no Paraná

Metalúrgicos querem 10,08% de ajuste salarial; paralisação da fábrica será por turnos e 820 veículos deixarão de ser produzidos

EFE |

Os metalúrgicos da montadora Volkswagen em São José dos Pinhais, no Paraná, decretaram neste sábado greve por tempo indeterminado para reivindicar aumento salarial. O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba comunicou hoje que a decisão da greve foi tomada como "protesto pela não-apresentação da proposta de aumento salarial por parte da empresa".

A paralisação na Volkswagen será realizada por turnos. Segundo o comunicado do Sindicato, os 4 mil operários diretos e os 1,6 mil terceirizados da empresa aderirão ao movimento.

Até segunda-feira, quando será realizada uma nova assembleia entre os funcionários, deixarão de ser produzidos na fábrica 820 veículos dos modelos Golf, Fox, CrossFox e Fox Exportação - dos quais 30% são exportados para a Europa e América Latina.

Os trabalhadores exigem um acordo similar ao obtido por seus cinco mil colegas da fábrica da Renault, que conseguiram um abono de R$ 4,2 mil, 10% de aumento básico e 10,08% de ajuste salarial nominal.

Trabalhadores x montadoras

Enquanto isso, os 2,8 mil trabalhadores da montadora da Volvo em São José dos Pinhais rejeitaram uma proposta similar da empresa, que permanecerá fechada até segunda-feira. No estado de São Paulo, os metalúrgicos da fábrica da Honda em Campinas aceitaram um reajuste de 10,5%. Já os da Toyota rejeitaram o acordo. Em Camaçari, no nordeste da Bahia, os dez mil trabalhadores da Ford assinaram o acordo com um reajuste nominal de 9,4% dos salários.

No ABC, dez mil metalúrgicos aceitaram neste sábado o aumento salarial de 10,8% sugerido pelas montadoras Ford, Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen, mas rejeitaram a proposta das empresas porque discordam dos prazos de aplicação dos reajustes.

Leia tudo sobre: metalúrgicosgreveVolkswagenveículoreajuste salarial

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG