Prejuízo equivale a 19% do PIB industrial do Estado, segundo estimativas da Firjan; cerca de 63% das fábricas foram afetadas

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) estima que o prejuízo causado pelas chuvas no Estado atinja R$ 59,5 milhões, o equivalente a 19,3% do PIB industrial fluminense. De acordo com pesquisa realizada pela Firjan com 195 empresas, 63% das indústrias foram afetadas pela chuva, o equivalente a 124 companhias. Destas, 59 apresentaram queda no volume de vendas.

Das 124 empresas afetadas, 63,7% tiveram perda de produção; 56,4% sofreram dificuldades de escoamento de seus produtos; 75% registraram ausência de funcionários; e 15,3% relataram problemas de alagamento do parque industrial. Entre as indústrias que sofreram com alagamentos, 15,8% tiveram seus estoques de matéria-prima afetados e 21,1% destas empresas disseram contabilizar prejuízos nos estoques de produtos acabados. Das companhias com a produção afetada, 37% esperam voltar à normalidade em até cinco dias.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.