Publicidade
Publicidade - Super banner
Mercados
enhanced by Google
 

Agora com o nome Chartis, AIG volta a investir no País

Grupo vai começar a vender seguros no varejo, com apólices para automóveis, proteção ao crédito e acidentes pessoais

Valor Online |

A procura por notebooks e a demanda crescente em mercados emergentes devem colaborar para as vendas de 354,8 milhões de PCs em 2010, um crescimento de 19,8% na comparação com os 296,1 milhões de equipamentos vendidos no ano passado, informa um relatório da IDC.

No primeiro trimestre deste ano, as vendas do setor apresentaram alta de 27,1% em relação aos três primeiros meses de 2009, segundo o relatório.

A 'febre' de vendas de mininotebooks observada em 2009, já abrandou segundo a consultoria. Em 2010, as vendas globais de portáteis devem apresentar alta de 28,6% sobre 2009, somando 217,2 milhões de unidades vendidas.

Os desktops devem atingir 137,6 milhões de unidades comercializadas este ano, o que representa um crescimento de 8,2% em relação ao resultado de 2009, ano em que o segmento sofreu uma queda de -12,3% na comparação com 2008. A expectativa considera o ciclo de reposição de máquinas no mercado corporativo e o interesse pelos PCs 'tudo-em-um'.

A demanda dos mercados emergentes também colaborou com a revisão das projeções da IDC para o ano. Nos três primeiros meses deste ano, a região apresentou uma alta de 37% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

A consultoria estima que a receita do mercado mundial de PCs este ano ultrapasse a marca estabelecida em 2008, especialmente pela mudança no perfil de compras para máquinas de maior valor. Já a procura por mininotebooks deve ser moderada, representando pouco menos de 12% dos resultados globais do setor.

O principal direcionador do mercado será o segmento de notebooks tradicionais. Os mercados emergentes devem ancorar boa parte do crescimento deste setor com uma expectativa de elevação de 26,6% nas vendas destes portáteis. Mercados mais maduros, como Estados Unidos e Europa, devem apresentar alta de 13,6% nas vendas deste setor.

Computadores portáteis continuam direcionando o crescimento nas vendas do setor tanto no mercado de consumo como no corporativo. Em 2012, esta modalidade de PCs deve representar 70% das vendas do setor, prevê a IDC.

Leia tudo sobre: Computadores

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG