Tamanho do texto

Hyundai espera ter segundo carro elétrico em 2011

SEUL (Reuters) - A Hyundai Motor, maior montadora de veículos da Coreia do Sul, anunciou nesta terça-feira que vai lançar seu segundo carro totalmente elétrico no próximo ano. O automóvel será baseado em um utilitário produzido pela afiliada Kia Motors.

Na semana passada, a Hyundai revelou seu primeiro carro movido apenas por eletricidade, o BlueOn, com base no hatch i10 que será lançado na Coreia este ano.

"Planejamos produzir 2.000 carros elétricos baseados nos próximos utilitários da Kia e 500 BlueOns em 2012", disse Hong John-hee, diretor do grupo de desenvolvimento de veículos elétricos da Hyundai.

Todos os 2.500 carros serão impulsionados por baterias da sul-coreana SK Energy, disse o executivo a jornalistas.

A Hyundai planeja vender esses veículos apenas para organizações governamentais na Coreia em 2012.

As vendas comerciais de veículos elétricos da Hyundai começarão em 2013 e a empresa está avaliando quais modelos vai comercializar em determinados mercados.

"Existe uma alta possibilidade de que o modelo utilitário seja vendido para consumidores a partir de 2013", disse um porta-voz da montadora.

Seul anunciou recentemente um plano para substituir 20 por cento da frota de veículos de passageiros do país por veículos elétricos até 2020.

(Por Hyunjoo Jin)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.