Tamanho do texto

Quatro países, pelo menos, procuraram a companhia com o interesse de investir em projetos semelhantes

A fábrica de plástico verde, inaugurada hoje pela Braskem em Triunfo (RS), já chamou a atenção de outros países. Delegações de quatro nações, pelo menos, procuraram a companhia química com o interesse de investir em projetos semelhantes.

“A fábrica é uma injeção na veia no projeto mundial para reduzir a emissão do gás que causa o efeito estufa”, afirmou Bernardo Gradin, presidente da Braskem, durante a abertura da fábrica de plástico, que é produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar.

A equação ambiental do plástico verde é o ponto mais forte do projeto. Para cada tonelada de polietileno produzido a partir da cana, 2,5 toneladas de dióxido de carbono deixam de ser emitidas na atmosfera, informa a Braskem.

Com a unidade, a Braskem passa a ser a maior compradora de etanol para fins industriais do Brasil. A fábrica consumirá sozinha 462 milhões de litros do insumo por ano. Mas não é esperado que a entrada em produção da unidade provoque um desequilíbrio na demanda, já que a oferta de etanol do País é de 30 bilhões de litros por ano.

E não devem faltar compradores para o plástico verde da Braskem. A petroquímica afirma que já fechou acordos de fornecimentos com 20 clientes, no Brasil e no exterior.

Lula

Em seu discurso, durante a inauguração da fábrica de plástico verde em Triunfo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou as nações industrializadas pela falta de ações concretas para redução da emissão de gás carbono. "Mostramos ao mundo que, enquanto eles falam, nós fazemos", disse Lula. "Estamos de braços abertos para ajudar o mundo a sequetsrar carbono", afirmou o presidente, referindo-se às parcerias que outros países querem fechar com o Brasil.

O presidente participou, pela manhã, cerimônia de abertura do pregão da bolsa de São Paulo, que marcou a capitalização de R$ 120 bilhões da Petrobras.

Veja o “cálculo ambiental” do plástico de cana

1 hectare de canavial = 82,5 toneladas de cana-de açúcar  = 6,4 mil toneladas de etanol = 3,2 toneladas de polietileno verde = 6,4 toneladas a menos de gás carbono

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.