Parceria é a primeira firmada pela multinacional farmacêutica no Brasil envolvendo a versão genérica de um medicamento

A Pfizer e a Eurofarma anunciaram na quinta-feira que firmaram uma parceria para lançar a versão genérica do Lípitor (artovastatina). Por meio de um acordo de distribuição e comercialização, a Pfizer produzirá e fornecerá o genérico da atorvastatina, princípio ativo do Lípitor, para a Eurofarma, que promoverá, distribuirá e comercializará o medicamento em território nacional.

Esta é a primeira vez que a Pfizer faz um acordo de distribuição e comercialização da versão genérica de um medicamento próprio no País. É a primeira vez também que a Pfizer faz um acordo desse tipo com uma empresa que produz genéricos no Brasil. Para a Eurofarma, o acordo também é inédito e possibilita à empresa manter-se competitiva no segmento de genéricos, o que mais cresce no país.

“Este acordo com a Eurofarma foi estabelecido porque enxergamos uma oportunidade de união de esforços, no sentido de proporcionar maior alcance da população à versão genérica do Lípitor, medicamento mais prescrito no mundo para uma doença de alto impacto, como o colesterol”, afirmou Freddy Guarin, diretor da Unidade de Negócios Primary Care (Cuidados Primários) da Pfizer, em comunicado à imprensa.

A parceria faz parte de uma estratégia global da Pfizer para ampliar sua participação em mercados emergentes, informou a companhia. As companhias aguardam a aprovação do genérico pela Anvisa para que o produto chegue ao mercado em setembro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.