Publicidade
Publicidade - Super banner
Empresas
enhanced by Google
 

Empresas privadas controlam 9% da produção de petróleo no País

Shell, Chevron e Devon, entre outras, são operadoras de campos com 188 mil barris por dia, cinco vezes mais que um ano atrás

Sabrina Lorenzi, iG Rio de Janeiro |

As petroleiras privadas já são responsáveis por 9% da produção de petróleo no Brasil. Em relatório inédito divulgado nesta quinta-feira, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) divulgou recorde de extração de óleo em agosto: 2,078 milhões de barris por dia - dos quais 188 mil barris partiram de campos operados por outras concessionárias que não a Petrobras.

Há um ano, segundo o diretor da reguladora, Vitor Martins, a produção da iniciativa privada não passava de 20 mil barris por dia, um quinto do volume atual. A expectativa do especialista é que a produção das operadoras privadas pelo menos dobre nos próximos quatro anos.

"A produção das petroleiras privadas começou a crescer recentemente com a entrada em operação do campo de Ostra, no Espírito Santo, da Shell; e de Frade, da Chevron", afirmou a jornalistas durante a Rio Oil and Gas, no Riocentro.

O relatório não considera, pórém, a parcela das empresas que detém participação minoritária em projetos da Petrobras, o que torna os números mais modestos do que realmente são. Muitas multinacionais se associaram à estatal nos últimos anos para explorar e produzir óleo e gás. A ANP só divulgou para a imprensa a produção das operadoras e não das sócias minoritárias.

O maior campo produtor operado por uma empresa privada é Ostra, que produziu em agosto 67 mil barris de óleo diariamente. De Frade foram extraídos 64 mil barris de petróleo. Considerando a produção de gás associado, os campos exploram 70 mil e 69 mil barris por dia, respectivamente. A Devon, por sua vez, produz 22 mil barris de petróleo do campo de Polvo. A produção brasileira de petróleo cresceu 6% em um ano, segundo a ANP. A de gás aumentou 10%.

24 companhias produzem no País

A Petrobras produziu 1,89 milhão de barris de petróleo por dia no mês passado. Quatro campos produtores , localizados na Bacia de Campos, respondem por 46% de toda a produção: Roncador, Marlim Sul, Marlim e Marlim Leste.

Além das quatro companhias com produção superior a 20 mil barris por dia (Petrobras, Shell, Chevron e Devon), a ANP lista outras 19 companhias com produção de petróleo no Brasil, num total de 23 operadoras. São elas: Petrosynergy, Alvorada, Starfish, W.Washington, Recôncavo E&P, Partex, UP Petróleo, UTC Engenharia, Cheim, Severo Villares, Koch Petróleo, Egesa, Nord, Genesis 2000, Odebrecht, Petrogal, Panergy, Silver Marline Vipetro.

 

 

Leia tudo sobre: Petróleoproduçãopetroleiras privadasPetrobrasrecorde

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG