Tamanho do texto

Conselho da Vale define investimentos 2011 semana que vem

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Uma reunião extraordinária do Conselho de Administração da Vale na próxima semana vai definir o valor dos invetsimentos da mineradora em 2011, que não ficarão abaixo dos 20 bilhões de dólares, excluindo eventuais aquisições, segundo uma fonte próxima à companhia.

A idéia é aprovar o orçamento a tempo de anunciar no evento que a companhia fará na Bolsa de Valores de Nova York no próximo dia 18.

"Só vai bater o martelo na reunião extraordinária, mas não fica menos do que US$ 20 bi não", disse uma fonte próxima do grupo de gestão da empresa, que pediu anonimato.

Se aprovado, o investimento dará um salto em relação a anos anteriores, principalmente em relação a 2009, quando a companhia reduziu o orçamento de 14,2 bilhões de dólares para 9 bilhões de dólares por conta da crise financeira, contrariando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que criticou publicamente a companhia.

Para este ano, a Vale programou investir 12,9 bilhões de dólares, dos quais 4,5 bilhões de dólares foram aplicados no primeiro semestre do ano.

Entre os principais projetos da mineradora está a mina de Carajás Serra Sul, no Pará, que deverá adicionar 90 milhões de toneladas de minério de ferro/ano à produção atual de cerca de 300 milhões de toneladas anuais. O projeto deverá estar concluído no segundo semestre de 2013.

A Vale também está desenvolvendo vários projetos fora do país --África, Canadá entre outros-- e, segundo fontes, concorre na Colômbia por ativos de carvão da Drummond, pelos quais pagaria entre 6 e 8 bilhões de dólares.

(Por Denise Luna)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.