Tamanho do texto

A companhia britânica BP informou que engenheiros começaram hoje a instalar um novo equipamento para conter o vazamento de óleo no Golfo do México

A companhia britânica BP informou que engenheiros começaram hoje a instalar um novo equipamento para conter o vazamento de óleo no Golfo do México. Com esse sistema, a empresa acredita que pode recuperar todo o óleo dentro de duas ou três semanas. Robôs que atuam em áreas submersas estão começando a delicada tarefa de remover a vedação atualmente usada para preparar a instalação de um novo sistema nos próximos quatro a sete dias, informou a BP.

A retirada do atual sistema fará com que mais óleo vaze, no momento em que uma terceira embarcação utilizada para armazenar o óleo, a Helix Producer, deve começar a operar nos próximos dias. A BP, com a aprovação do governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está avançando com o trabalho de instalar o novo sistema para conter o problema, mesmo que a Helix Producer não esteja totalmente em operação. A ideia da companhia é aproveitar a previsão de tempo calmo na região do vazamento, que pode mais adiante ser afetada pela temporada de furacões.

"Nos próximos quatro a sete dias, dependendo de como as coisas saiam, nós devemos ter a nova cápsula para conter o vazamento em operação", afirmou o vice-presidente sênior da BP, Kent Wells, em teleconferência. Dentro das próximas duas ou três semanas, "conforme começarmos a aumentar nossa capacidade de contenção, nós devemos ver menos e menos fluxo. A intenção é ter a capacidade de conter todo o fluxo."

Wells disse que os engenheiros devem elevar nas próximas semanas a capacidade total de recolhimento do óleo para entre 60 mil e 80 mil barris por dia. Cientistas estimam que vaze diariamente entre 35 mil e 60 mil barris de óleo. O problema começou no fim de abril, quando a plataforma Deepwater Horizon explodiu e em seguida afundou. O vazamento é o pior da história dos Estados Unidos e o óleo já chegou à costa de quatro Estados do país. Wells não quis estimar quanto óleo está vazando no Golfo do México, mas ele notou que a BP está coletando nas últimas semanas entre 24 mil e 25 mil barris diariamente.

Ainda que a nova cápsula possa conter todo o óleo que vaza do poço Macondo, a BP e o governo anteriormente demonstravam mais confiança em que um poço de alívio pudesse sanar o problema. A BP e o governo federal estão oficialmente mantendo o cronograma inicial de obter até o meio de agosto o primeiro de dois poços de alívio. Alguns funcionários da BP se mostram mais otimistas, dizendo que essa etapa poderia estar pronta até o fim de julho, segundo o Wall Street Journal. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.