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Companhias aéreas não querem pagar por atrasos provocados por problemas climáticos ou nos aeroportos

As companhias aéreas querem mais detalhes sobre a medida da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que estabelece normas mais rígidas para atrasos e cancelamentos de voos, publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União. O presidente da Gol, Constantino de Oliveira Junior, defende que as companhias sejam penalizadas apenas por atrasos provocados por falhas delas.

Redação Economia |

 

Para ele, problemas climáticos ou na infraestrutura dos aeroportos que levarem a atrasos ou cancelamentos de voos não deveriam recair sobre as companhias. Constantino falou sobre o tema durante um debate entre os executivos das principais empresas aéreas do país e a presidente da Anac, Solange Vieira, realizado nesta segunda-feira, no Fórum Panrotas.

Solange afirmou que as novas regras da Anac não obrigam as empresas áreas a  reembolsar os clientes por voos atrasados devido a condições meterológicas desfavoráveis. Ela disse, no entanto, que se o projeto de lei  que também define novas normas para as companhias aéreas, encaminhado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada ao Congresso, for aprovado, a Anac precisará criar um mecanismo para diferenciar que atrasos são problemas da infraestrutura aeroportuária e quais se devem às companhias. "Quando o projeto for aprovado, nos vamos nos estruturar para isso."

As novas regras da Anac entram em vigor em junho e reduzem de duas para quatro horas o prazo para as companhias aéreas tomarem providências para atender os passageiros em caso de atraso ou cancelamento de voos. Na segunda hora de atraso, as empresas devem oferecer alimentação para os clientes. As normas também estabelecem que para cancelamento de voos ou espera superior a duas horas, o reembolso da passagem pode ser solicitado imediatamente.

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