Frisson em torno dos tablets afetou a intenção de compra de notebooks; Lenovo cresceu 33%, enquanto vendas da HP e Acer caíram

Lenovo: vendas cresceram 33% no terceiro trimestre
Getty Images
Lenovo: vendas cresceram 33% no terceiro trimestre
As vendas mundiais de PCs totalizaram 88,3 milhões no terceiro trimestre deste ano, o que representou um crescimento de 7,6% em relação a igual período de 2009, segundo informações divulgadas pela empresa Gartner. Incialmente, a consultoria previa um aumento de 12,7% nas vendas de computadores.

O frisson da mídia em torno de aparelhos como o iPad afetou o aumento do consumo de PCs na Europa e Estados Unidos, em especial neste último mercado. Os tablets não substituem diretamente os PCs, mas afeta a intenção de compra de computadores de certa forma, sobretudo de notebooks, diz a analista da Gartner, Mikako Kitagawa. “Os consumidores, bem como os canais de venda, adotaram uma posição de ‘esperar para ver’ antes de comprar um novo aparelho”, diz a analista.

O terceiro trimestre é tradicionalmente um período de forte consumo de PCs com a volta às aulas nos EUA e Europa. A demanda por PCs portáteis desacelerou após apresentar um forte crescimento nos últimos dois anos, diz Kitagawa.

A empresa que mais cresceu entre as líderes de mercado foi a marca chinesa Lenovo, cujas vendas mundiais de PCs aumentaram 33% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2009.  A Asus e a Toshiba também apresentaram taxas de crescimento de dois dígitos nas vendas, de 22,5% e 17%, respectivamente.

A HP manteve-se na liderança do mercado de PCs, mas registrou uma queda de 20% nas vendas para a região da Ásia/Pacífico. No terceiro trimestre, as vendas da companhia caíram 0,5% em relação ao mesmo período de 2009.

Líderes de mercado

Veja quadro com as vendas por empresas no terceiro trimestre , em milhões de PCs, e a taxas de crescimento em relação ao terceiro trimestre de 2009.

Empresa        Vendas          Participação        Crescimento

HP                 15,4                17,5%                      - 0,5%

Acer               11,5                13,1%                     - 1,7%

Dell               10,8                  12,2%                       9,2%

Lenovo          9,1                   10,4%                       33%

Asus              4,8                    5,4%                        22,5%

Toshiba         4,7                    5,3%                        17%

Outras           31,9                  36,7%                       5,9%

Total             88,3                  100%                         7,6%


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.