Consultoria prevê que o volume supere 6 bilhões em meados de 2012; taxa global de penetração sobe de 60% para 74%

Mais de 5 bilhões de celulares são usados no mundo todo atualmente, sendo que 1 bilhão de aparelhos foram adicionados nos últimos 18 meses, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Wireless Intelligence. A consultoria prevê que o volume de dispositivos móveis em uso mundialmente supere 6 bilhões em meados de 2012, tendo em vista que a marca global de 4 bilhões de celulares foi ultrapassada no final de 2008.

Índia e China estão entre os principais aceleradores da adoção de celulares no mundo. No final de junho os países asiáticos foram responsáveis por 47% dos dispositivos em uso. O avanço deste segmento foi mais brando em mercados maduros como Europa e Estados Unidos, que hoje representam 27% das linhas móveis em uso contra 30% de participação há 18 meses.

A média global de adesão à telefonia móvel aumentou de uma taxa de penetração de 60% no final de 2008 para 74% em junho. Mas enquanto algumas regiões possuem mais de 100% de penetração no uso de celulares - na Europa Ocidental, por exemplo, o índice de 130% indica mais de uma linha ativa por habitante - em países como a África, onde a adoção é de 52%, há um grande potencial para a explosão da telefonia móvel, sinaliza o estudo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.