Tamanho do texto

Recursos foram destinados à expansão, modernização e melhoria da qualidade dos serviços

selo

As empresas de telecomunicações investiram R$ 5,1 bilhões no País no primeiro semestre deste ano. Os dados foram divulgados hoje pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). Segundo a entidade, os recursos foram investidos sobretudo na expansão, modernização e melhoria da qualidade dos serviços. Desde 1998, ano da privatização do setor no Brasil, os investimentos totais no País somam R$ 182,1 bilhões, de acordo com a Telebrasil.

Nos primeiros seis meses deste ano, o total de clientes de telefonia fixa, celular, banda larga e TV por assinatura alcançou a marca de 247,4 milhões, com o incremento de 13 milhões de novos consumidores que entraram no mercado. Esses dados indicam um crescimento de 5,5% sobre a base de usuários registrada em dezembro do ano passado e de 13,1% sobre os 218,8 milhões de clientes registrados em junho do ano passado.

A telefonia móvel continua sendo o destaque. No acumulado do ano, 11,1 milhões de celulares foram habilitados, chegando a um total de 185,1 milhões de clientes. Segundo a Telebrasil, o segmento de TV por assinatura mantém a tendência de alta registrada após a entrada das concessionárias de telefonia fixa neste mercado, com crescimento de 12% no período em relação ao fim de 2009. O total dos clientes desses serviços passou de 7,5 milhões, em dezembro do ano passado, para 8,4 milhões no fim de junho deste ano. A telefonia fixa fechou o primeiro semestre de 2010 com 41,6 milhões de clientes. A banda larga, por sua vez, encerrou o semestre com 18,4 milhões de acessos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.