Para alguns consultores, a moda é passageira; terceira dimensão não é enxergada por pessoas com problemas de visão

O filme Avatar, lançado em dezembro do ano passado em 3D, atiçou a vontade de muitos consumidores de ter a tecnologia em suas casas. Algumas fabricantes de TV decidiram apostar em lançamentos com a tecnologia para este ano. Existe, no entanto, quem acredite que o 3D é passageiro e a moda não vai pegar.

Algumas indústrias, como a Philips, são céticas em relação ao real interesse dos conusmidores em assistir aos programas com a tecnologia 3D em casa. O alto preço dos aparelhos (uma TV 3D chega a custar o dobro), a existência de muitas pessoas que simplesmente não conseguem enxergar em três dimensões, por algum problema de visão, e a necessidade de usar óculos especiais são as razões mais fortes para descrença nessa tecnologia.

O filme Avatar despertou a cobiça das fabricantes de televisores pelo mercado de aparelhos 3D
Divulgação
O filme Avatar despertou a cobiça das fabricantes de televisores pelo mercado de aparelhos 3D

De acordo com fabricantes de aparelhos, 18% da população mundial não conseguem enxergar o 3D por algum problema de visão. O número não é endossado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia - segundo a entidade, não há pesquisas que comprovem esse percentual - , mas a falta de visão binocular é comum entre as pessoas, afirmou o Mauro Onishi, professor da Escola Paulista de Medicina.

Segundo ele, muitos problemas, como miopia, estrabismo ou astigmatismo, podem comprometer o bom resultado do 3D. “Para uma pessoa enxergar a tecnologia, ela precisa ter a visão boa nos dois olhos. Caso contrário, ela pode sentir algumas reações negativas, como dor de cabeça e náuseas”, afirmou o professor.

A Philips é uma das companhias que afirmam que os televisores 3D não são a grande sensação do momento. A companhia planeja apenas dois lançamentos de aparelhos com a tecnologia no Brasil e suas apostas são focadas em qualidade de imagem e TVs com acesso a internet. “Trata-se de uma tecnologia transitória, por isso vamos investir em qualidade de imagem”. Os dois lançamentos 3D da companhia devem chegas às lojas em outubro.

A LG acredita na tecnologia a principal representante do segmento no Brasil. Em um dos principais sites de vendas online do País, dos 21 modelos 3D ofertados 14 são da companhia.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.