Segundo pesquisa da Abrasce, mais de 57% dos estabelecimentos têm planos de expansão para os próximos dois anos

Os shoppings de todo o Brasil estimam faturar R$ 87 bilhões este ano, segundo pesquisa realizada pela Associação brasileira de shoppings centers (Abrasce) e divulgada nesta sexta-feira. Em 2009, a receita do setor foi de R$ 71 bilhões. O estudo apontou também que mais de 57% dos estabelecimentos têm planos de expansão para os próximos dois anos.

O estudo também apontou que cerca de 800 mil pessoas visitam os shoppings todo o mês no País. A classe B ainda é a principal classe social presentes nos centros de compras e representam mais 40% dos visitantes. Já a classe C está aumentando sua participação, em algumas regiões do País, 38% dos visitantes são da classe C.

Segundo a pesquisa, os shoppings de todo o Brasil ofertaram mais de 700 mil empregos este ano. Esse índice é o maior que o indicado pelo censo realizado em 2008, quando havia 630 mil vagas.

Existem no País atualmente 71,1 mil lojas em shoppings. Já o número de quiosques e estante é de aproximadamente 8,1 mil, a maior concentração deste tipo de loja está na região Sudeste do Brasil.

De acordo com o levantamento, o faturamento do sábado é o melhor da semana: o dia representa 23% de toda a receita semanal. Já o domingo concentra 13% do faturamento semanal.

A pesquisa foi feita com 297 shoppings de todas as regiões do País, 58% dos estabelecimentos estão concentrados na região Sudeste, 19% na região Sul, 12% Nordeste, 8% Centro Oeste e 3% Norte.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.