Publicidade
Publicidade - Super banner
Empresas
enhanced by Google
 

Oracle processa Google por infração de patentes

O processo envolve o uso indevido da tecnologia Java em telefones móveis

Valor Online |

A empresa de software e banco de dados Oracle entrou com um processo contra o Google por infração de patentes e direitos autorais no sistema operacional Android para celulares, smartphones e outros dispositivos móveis. Conforme informou a empresa, em um comunicado, na quinta-feira, o processo envolve o uso indevido da tecnologia Java em telefones móveis.

Usada como base na criação de aplicativos para desktops, sites e celulares, a tecnologia Java passou para o domínio da Oracle após a aquisição da Sun Microsystems, no ano passado, e tornou-se uma marca registrada da empresa. Por meio do processo, a Oracle busca uma medida cautelar para impedir o Google de distribuir e continuar desenvolvendo seu sistema operacional, além de uma compensação financeira em caso de infração.

"No desenvolvimento do Android, o Google violou conscientemente, de forma direta e repetidamente a propriedade intelectual relacionada ao Java, da Oracle. Esta ação visa sanções adequadas à sua violação", disse a porta-voz da Oracle, Karen Tillman, no comunicado. No segundo trimestre, o sistema Android passou a ser o terceiro mais usado em smartphones no mundo, com 17,2% de participação entre os 21,6 milhões de aparelhos vendidos entre abril e junho.

Com o resultado, o sistema do Google ultrapassou o iOS da Apple, de acordo com a consultoria Gartner. O Google informa que atualmente são vendidos 200 mil aparelhos com seu sistema operacional por dia. No processo iniciado em uma corte da Califórnia, nos Estados Unidos, a Oracle argumenta que o Android quebra uma ou mais partes de sete patentes ligadas à linguagem Java e que a companhia de internet tem conhecimento das infrações, especialmente por ter contratado ex-engenheiros da Sun.

Leia tudo sobre: oraclegooglepatentes

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG