Publicidade
Publicidade - Super banner
Empresas
enhanced by Google
 

Mercado mundial de computadores cresce 20,7% no 2º trimestre

Vendas globais somaram 82,9 milhões de PCs. Hewlett-Packard mantém liderança, com 17,4% de participação

Valor Online |

O segundo trimestre do ano registrou vendas mundiais de 82,9 milhões de computadores, informa a consultoria Gartner. O resultado representa um crescimento de 20,7% sobre as vendas registradas no segundo trimestre de 2009, superando a expectativa de crescimento de 19,3% feita anteriormente pelos analistas.

A Hewlett-Packard (HP) manteve a liderança no ranking global de PCs, com 17,4% de participação - queda de 1,4 ponto percentual perante um ano antes - e a venda de 14,45 milhões de unidades entre abril e junho deste ano, o que representa um crescimento de 12,3 % na comparação com o segundo trimestre de 2009.

Na segunda posição, a Acer vendeu 10,79 milhões de máquinas durante o segundo trimestre e conta com 13% do mercado, tendo registrado expansão de 31,6% em vendas ante igual período do ano passado. A Dell, terceira colocada com 12,4% de participação de mercado, teve 10,3 milhões de máquinas comercializadas no segundo trimestre, volume 19% superior ao registrado há um ano.

A chinesa Lenovo, quarta colocada no mercado de PCs, e a taiwanesa Asus, na quinta posição, apresentaram os avanços mais expressivos em vendas no segundo trimestre do ano. Com 8,81 milhões de PCs vendidos no período, a Lenovo verificou aumento de 47,2% em vendas globais perante o segundo trimestre de 2009. Já a Asus observou um salto de 78,5% em vendas somando 4,31 máquinas comercializadas de abril a junho.

Diante do resultado, a participação da empresa avançou de 3,5% para 5,2% no mercado mundial de computadores, em 12 meses. A IDC também divulgou ontem seu balanço para o mercado mundial de PCs no segundo trimestre. Segundo a consultoria, as vendas globais de computadores pessoais cresceram 22,4% atingindo 81,5 milhões de máquinas. No ranking da consultoria, entretanto, atrás da líder de mercado HP está a Dell, em segundo lugar, voltando a ultrapassar a Acer, que passou a ser a terceira colocada em vendas no trimestre.

Leia tudo sobre: computadorPCsHP

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG