Tamanho do texto

Paris, 28 jun (EFE).- O grupo France Telecom e o semanário "Nouvel Observateur", associados com o grupo espanhol Prisa, retiraram hoje sua oferta de compra do jornal "Le Monde", anunciou hoje a empresa de telecomunicações.

Paris, 28 jun (EFE).- O grupo France Telecom e o semanário "Nouvel Observateur", associados com o grupo espanhol Prisa, retiraram hoje sua oferta de compra do jornal "Le Monde", anunciou hoje a empresa de telecomunicações. "A Orange - marca da France Telecom - e o "Nouvel Observateur" concordaram em retirar sua proposta", depois que a Sociedade de Redatores do jornal rejeitou a oferta na sexta-feira, informou a empresa em comunicado. A France Telecom apresentou uma oferta pelo "Le Monde" junto com o proprietário do semanário político "Nouvel Observateur", Claude Perdriel, e o grupo editorial espanhol Prisa, que controla 15% das ações do francês. Com a retirada desta, a única oferta vigente é a do trio de empresários franceses formado pelo banqueiro e proprietário da revista "Inrockuptibles", Matthieu Pigasse; o co-fundador da casa de moda Yves Saint Laurent Pierre Bergé; e o fundador da operadora de telefonia Free, Xavier Niel. Na sexta-feira, a Sociedade de Redatores do "Le Monde", principal acionista do grupo proprietário do jornal, rejeitou a oferta, e uma votação se mostrou favorável à apresentada pelos três empresários franceses. A proposta de Pigasse, Niel e Bergé conseguiu o apoio de mais de 90% dos redatores do jornal. A previsão é de que o Conselho de Vigilância do "Le Monde" se pronuncie hoje de forma definitiva sobre o início das negociações. EFE jaf/pd

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.