Empresário vai abrir megalojas e site com a marca Sidney Oliveira Medicamentos

Sidney Oliveira, sócio-fundador da Ultrafarma, vai abrir novo negócio
Dilvulgação
Sidney Oliveira, sócio-fundador da Ultrafarma, vai abrir novo negócio
Sidney Oliveira, sócio-fundador da Ultrafarma, maior rede varejista de medicamentos online do País, causou surpresa ao anunciar, em um comunicado à imprensa, que vai criar uma nova varejista de produtos farmacêuticos. Batizada de Sidney Oliveira Medicamentos, a empresa vai concorrer diretamente com a Ultrafarma.

O empresário vai investir R$ 30 milhões nessa nova rede, que atuará no formato de megalojas e que também terá um canal de vendas online. Oliveira está investindo ainda R$ 5 milhões em um centro de distribuição de produtos farmacêuticos no Nordeste, que se chamará Sidney Oliveira Distribuição e Logística.

O anúncio é peculiar porque Oliveira ainda se apresenta como presidente da Ultrafarma. Procurado, o empresário não quis se manifestar sobre os motivos que o levaram a constituir uma empresa independente. Segundo sua assessoria de imprensa, Oliveira encontrava-se incomunicável na terça-feira.

No ano passado, segundo fontes do setor, o executivo enfrentou um processo de separação litigioso com a ex-mulher. Em setembro, ele ensaiou deixar a administração da rede Ultrafarma, alegando problemas societários, mas voltou atrás da decisão e reassumiu o controle da empresa.

A imagem de Sidney Oliveira sempre esteve associada à da Ultrafarma, cujo logotipo é um desenho do empresário, e sua foto ainda continua estampada na página da empresa na internet. Entre as varejistas de medicamentos do País, Oliveira é visto como um empresário controverso. Sua postura agressiva de vendas costuma ser alvo de crítica dos concorrentes, para os quais essas práticas são predatórias ao mercado.

Até a primeira quinzena de outubro, Oliveira vai inaugurar um centro de distribuição e logística na cidade de Fortaleza (CE), que atenderá todo o território nordestino. O empresário tem como sócio no novo projeto Francisco Machado, criador da Plusfarma, empresa de distribuição e logística líder no segmento. Segundo o comunicado, “o objetivo é abastecer de forma eficaz os lugares mais distantes do Nordeste.”

Já no varejo, Oliveira tem uma proposta mais ousada. A meta é inaugurar megalojas de medicamentos, em São Paulo, com filiais em Santos, Rio de janeiro e Campinas. O foco do novo negócio será a comercialização de medicamentos genéricos "ainda mais baratos do que os encontrados hoje no mercado", de acordo com a nota à imprensa. As lojas serão abertas ainda este ano.

Oliveira afirmou também que quer lançar a rede Sidney Oliveira Medicamento no comércio eletrônico e promete criar uma loja virtual “jamais vista no mercado”. A Ultrafarma é a principal rede de nesse ramo de atividade no País. Para o seu novo negócio, Oliveira afirmou em nota à imprensa que contou com ajuda de um grande banco de investimento e parcerias com a indústria farmacêutica.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.