Tamanho do texto

Associação projeta alta de 15% no faturamento do setor em 2010; no ano passado, as vendas nos empreendimentos somaram R$ 71 bi

Mais de 20 shopping centers serão inaugurados no Brasil até 2012. A projeção foi feita hoje pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), que prevê uma alta de 15% no faturamento do setor este ano. Em 2009, as vendas nos empreendimentos somaram R$ 71 bilhões.

"Para 2010, tínhamos previsto um crescimento de 12%, mas no acumulado até agosto já verificamos alta de 13,7%. Logo, devemos superar as projeções anteriores", afirmou Luiz Fernando Pinto Veiga, presidente da Abrasce. Grande parte desse crescimento, segundo ele, vem do forte mercado consumidor brasileiro e do fácil acesso a crédito.

A classe C também tende a ser uma propulsora do setor. "A Brookfield se focou nos ativos de classe A e B e procurou consolidá-los, mas agora está na hora de começarmos a pensar na classe C. É uma tendência natural de que os próximos projetos sejam focados nesse público", afirmou o presidente executivo da Brookfield, Bayard Lima.

Há também uma tendência de os shopping centers buscarem novas áreas, fora das grandes metrópoles. Segundo o presidente do Iguatemi, Carlos Jereissati Filho, o interior do Brasil tem alto potencial. "Temos nos focado em outras regiões [fora de São Paulo e Rio]. Olhamos mercados de longo prazo", afirmou.

O presidente da Abrasce afirmou ainda que, de 2008 até agora, já foram lançados 58 empreendimentos e, para o ano que vem, a associação prevê 28 shopping centers lançados, inaugurados ou projetados.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.