Maior rede livrarias dos EUA pode receber oferta de seu fundador para fechar capital

As ações da Barnes & Noble dispararam na bolsa de Nova York nesta quarta-feira depois que a maior rede de livrarias dos Estados Unidos anunciou que está à venda e que pode receber uma oferta de seu fundador para fechar capital.

A Barnes & Noble informou que o fundador da companhia e principal acionista, Leonard Riggio, está considerando fazer uma oferta pela empresa como integrante de um grupo investidor maior.

Um leilão da Barnes & Noble pode atrair interesse de uma série de importantes investidores, como o bilionário Ron Burkle, e pode criar especulações sobre uma combinação com a rival menor Borders Group. As ações da Borders subiam 3,8% enquanto os papéis da Barnes & Noble disparavam 20,56%.

O fechamento de capital pode ajudar a companhia a realinhar seus negócios em meio à transição dos leitores para formatos digitais de mídia. As vendas e lucros da rede de livrarias têm sido atingidos diante da competição com rivais do meio eletrônico do porte de Amazon.com e Apple.

A pressão para a Barnes & Noble se reformular tornou-se mais clara em junho, quando a empresa divulgou prejuízo maior por conta dos investimentos no desenvolvimento de seu aparelho de livros digitais Nook, que compete contra o Kindle, da Amazon, e o iPad, da Apple.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.