Azul fez aquisição de 40 unidades da franco-italiana ATR por US$ 850 milhões e a Trip comprou dois Embraer 190 por US$ 80 milhões

As companhias de aviação brasileiras estão se preparando para atender o mercado e colocar em prática suas estratégias para os próximos anos.

Azul e Trip partiram para a compra de novas aeronaves, de acordo com anúncios feitos ontem na feira de Farnborough, nos arredores de Londres.

A Azul decidiu ampliar a frota, até então formada apenas por aviões da Embraer, com a aquisição de 40 unidades da franco-italiana ATR, sendo 20 ofertas firmes e 20 opções, num negócio estimado em US$ 850 milhões que será oficializado hoje.

Além disso, a empresa aproveitou uma sobra de produção da Embraer para levar mais cinco jatos do modelo 195, de 118 assentos, uma transação que soma US$ 200 milhões pelo preço de tabela.

Já a Trip faz o caminho inverso, em estratégias que começam a se esbarrar. A companhia é hoje a maior cliente da ATR na América Latina, com 30 unidades, e agora aumenta sua frota de jatos com a compra de dois Embraer 190, de 106 lugares, no valor de total de US$ 80 milhões.

Essas aeronaves se juntam aos seis Embraer 175 já operados pela ompra de dois Embraer 190, de 106 lugares, no valor de total de US$ 80 milhõesTrip. Ao comprar aviões menores - os ATR 72 de 70 lugares -, o objetivo da Azul é atender cidades secundárias, hoje com pouco ou nenhum serviço à disposição.

As aeronaves farão rotas de até 600 quilômetros, como ramificações a partir da malha já estruturada com os jatos da Embraer e centradas nos municípios maiores.

Até o fim do ano, a empresa pretende atender mais quatro cidades no País, além de Brasília, a partir do início de agosto, totalizando 26 municípios.

O objetivo é transportar 4 milhões de passageiros em 2010, quase o dobro dos 2,2 milhões movimentados no primeiro ano de atuação.

Além da Trip, a Pantanal, comprada pela TAM, também já opera com modelos da ATR - foi a primeira a adquirir aviões desse tipo no Brasil, em 1993. As cinco unidades adicionais compradas da Embraer devem chegar nos próximos meses e, assim, a Azul encerrará o ano com frota de 26 aviões. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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