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Clube oferece produtos grátis aos consumidores

“Testar antes de comprar” é o lema do Clube Amostra Grátis, loja que abre suas portas nesta terça-feira em São Paulo

Bruna Bessi, iG São Paulo |

“Testar antes de comprar”, esse é o lema do Clube Amostra Grátis, loja que abre suas portas nesta terça-feira no bairro da Vila Madalena, em São Paulo. O Clube Amostra Grátis baseia-se nos conceitos do tryvertising, em que a experimentação proporcionada aos clientes também funciona como propaganda, e de sampling, técnica de marketing em que são oferecidas pequenas amostras para testes.


Na loja, são encontrados cerca de 80 produtos em versão original, disponíveis aos clientes associados. Entre os itens há desde bebidas, cafeteiras, sandálias e até cosméticos para que os usuários cadastrados testem e levem para casa. Nestlé, Unilever, Góoc, Grupo Bertin (cosméticos) e Smartcaps (energéticos) são algumas das marcas que compõem o portfólio do Clube Amostra Grátis.

Para se associarem ao Clube, os interessados devem fazer um cadastro no site www.clubeamostragratis.com.br, pagar a taxa de inscrição, válida por um ano, no valor de R$ 50,00, e comparecer à loja para retirar a carteirinha de associado. Quatro mil pessoas já estão cadastradas e a expectativa é que esse número aumente para 20 mil. Os usuários do Clube podem escolher até cinco itens diferentes por mês, sem repeti-los nas visitas posteriores. A cada produto retirado é preciso responder a um questionário, que se trata de uma pesquisa de mercado encomendada pelas empresas.

Proporcionar a experimentação aos consumidores já é uma prática comum em lojas do Japão e dos EUA, com a SampleLab!, na China (SamplePlazza) e na Espanha (Esloúltimo). Foi a partir do sucesso internacional nesse segmento que os empresários paulistanos Luiz Gaeta e Denis Shimada decidiram apostar na abertura da loja, que recebeu investimentos de R$ 2 milhões e que tem previsão de faturamento de R$ 3 milhões já em 2010.

De acordo com Gaeta, os benefícios desse novo empreendimento atingem aos consumidores e também às empresas anunciantes. Ele avalia  que as companhias ganham ao reduzir as depesas com pesquisas tradicionais de mercado. O valor do investimento empresarial varia de acordo com o pacote de marketing escolhido e o tempo de exposição da mercadoria. “A quantidade de produtos que as empresas podem colocar na loja é ilimitada. O custo dessa exposição é definido pelo tempo escolhido. Para deixá-los por 14 dias, por exemplo, o valor cobrado é de R$ 8 mil”, afirma Gaeta.

Para empresas parceiras, retorno dos consumidores é um diferencial

A  PremierR Pet, fabricante de alimentos para cães e gatos, colocará à disposição dos associados alimentos para raças caninas maltês, lhasa apso, yorshire e poodle, além de outros produtos. “Ficamos satisfeitos com essa parceria, pois acreditamos que é um importante canal de relacionamento com os consumidores, num modelo já estabelecido e de sucesso em vários lugares do mundo”, afirma Madalena Spinazzola, gerente de Planejamento Estratégico e Marketing Corporativo da empresa.

Já a Nestlé, que participa deste tipo de empreendimento pela primeira vez, disponibiliza no Clube máquinas de café e cápsulas da linha Nescafé Dolce Gusto. Segundo Renato Grego, gerente de produtos da empresa, as respostas e sugestões dos consumidores deverão ajudar a empresa no entendimento dos clientes e no aperfeiçoamento do produto. “A principal vantagem de colocar as mercadorias no Clube é proporcionar experimentação aos consumidores e receber o ‘feedback’ deles”, diz.
 

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