Tamanho do texto

Financiamento acertado com o Export-Import Bank of China e o Bank of China tem prazo de pagamento de 13 anos

A Vale anunciou nesta sexta-feira que acertou com o Export-Import Bank of China e o Bank of China financiamento de US$1,229 bilhão (cerca de R$ 2 bilhões) para a construção de 12 navios Chinamax.

O financiamento acertado com as instituições da China, principal cliente do minério de ferro exportado pela Vale, equivale a 80% dos recursos para a construção das embarcações e tem prazo de pagamento de 13 anos.

A Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, receberá os recursos ao longo dos próximos três anos, de acordo com o cronograma de construção dos navios.

"Esse contrato faz parte de um amplo pacote de financiamento para o programa de investimentos da Vale, envolvendo instituições financeiras oficiais de vários países", afirmou a companhia em comunicado.

A mineradora destacou que o programa de financiamento constitui-se em um importante instrumento de apoio ao crescimento da companhia em condições de baixo custo e longo prazo.

Os navios Chinamax, que têm capacidade para cerca de 400 mil toneladas, serão construídos no estaleiro chinês Rongsheng.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.