Publicidade
Publicidade - Super banner
Empresas
enhanced by Google
 

Criação de aves e suínos deve consumir 22 mi de t de milho, diz Abef

Em evento realizado no Rio Grande do Sul, a associação afirmou que o consumo será cerca de 20% maior em relação a 2009

Agência Estado |

O presidente da Associação dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), Francisco Turra, projetou hoje que a avicultura e a suinocultura irão consumir 22 milhões de toneladas de milho em 2010. No ano passado, as duas cadeias produtivas utilizaram 18 milhões de toneladas, disse Turra, que participou do 2º Fórum Nacional de Milho na Expodireto Cotrijal, feira agrícola inaugurada hoje em Não-Me-Toque, região norte do Rio Grande do Sul.

A pecuária de corte também deve consumir mais milho, calculou Turra, para atender alguns mercados que preferem gado alimentado em confinamento.

"Os maiores consumidores não têm perspectiva de reduzir produção e exportações nos próximos anos", apontou Turra, num sinal de que a indústria manterá sua demanda por milho, que enfrenta desestímulo de produtores com os baixos preços do grão. O governo precisa trabalhar na retirada de excedentes do mercado e o produtor, em formas de aumentar o rendimento e melhorar o resultado com a lavoura, analisou o dirigente. Na semana passada, o Ministério da Agricultura divulgou que pretende ampliar o apoio à comercialização de milho para 15 milhões de toneladas em 2010, ante 10,6 milhões de toneladas no ano passado.

Questionado sobre se a produção de etanol de milho seria uma alternativa para o produtor brasileiro, Turra avaliou que na Região Sul esta opção não é viável, mas que talvez na safrinha do Mato Grosso ela possa ser analisada. A 11ª Expodireto Cotrijal foi aberta hoje e terminará na sexta-feira, dia 19. A organização da feira espera superar os números do ano passado, quando o evento gerou R$ 357 milhões em negócios.

Leia tudo sobre: milhoavessuínosbrasil22 milhões

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG