Publicidade
Publicidade - Super banner
Empresas
enhanced by Google
 

Abiove eleva safra de soja do Brasil

Abiove eleva previsão de safra de soja para 67,6 milhões de toneladas e prevê recordes de exportações e esmagamento

Reuters |

O Brasil deverá produzir na atual temporada um recorde de 67,6 milhões de toneladas de soja, previu nesta sexta-feira a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), que elevou a sua estimativa mensal em mais de 2 milhões de toneladas.

Na previsão de fevereiro, a Abiove havia sido conservadora em relação a outros órgãos que já falavam em mais de 66 milhões de toneladas e previsto uma safra de 65,2 milhões de toneladas.

No ano passado, o Brasil produziu 57,8 milhões de toneladas de soja, segundo dados colhidos junto às associadas da Abiove.

"Dizem que a média de produtividade do Brasil está muito boa, perto dos 3 mil kg (por hectare), a colheita está indo muito bem, o prognóstico está muito bom mesmo", afirmou Henrique Paes de Barros, economista da Abiove em entrevista.

A colheita está em franco desenvolvimento no Brasil, tendo atingido mais de três quartos da safra esperada para o Mato Grosso, o principal produtor nacional.

Segundo Barros, todas as empresas ligadas à Abiove têm falado em boas produtividades e, com o aumento de área de quase 7% no País ante a temporada passada, a safra será realmente grande.

"Tem associados que já têm estimativa de safra de 69,5 a 70 milhões de toneladas, o que mostra que os 67,6 é um número que vai ser alcançado", declarou ele.

Com uma safra maior do que a esperada anteriormente, a Abiove também elevou as suas projeções de esmagamento e exportação para esta temporada.

A previsão de exportação foi elevada para 28,8 milhões de toneladas, o que superaria o recorde obtido na temporada passada, de 28 milhões de toneladas. Até fevereiro, a Abiove previa embarques de 27,1 milhões de toneladas para o período entre fevereiro de 2010 e janeiro de 2011.

"Tem demanda aquecida lá fora, especialmente da Ásia... A procura continua firme, e estamos com uma safra recorde...", acrescentou ele, lembrando que o processamento esperado também é o maior da série histórica.

A Abiove aumentou a sua projeção de esmagamento de soja do Brasil para 32,9 milhões de toneladas, ante 32,2 milhões na previsão de fevereiro. Na temporada passada, o Brasil processou 31,2 milhões de toneladas de soja.

O maior volume já processado pelo país foi há duas safras (31,9 milhões de toneladas).

Leia tudo sobre: sojaAbiovesafra

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG