Proposta da Amazon é criticada por tirar a privacidade dos funcionários que trabalham nos estoques da companhia
Shutterstock
Proposta da Amazon é criticada por tirar a privacidade dos funcionários que trabalham nos estoques da companhia

A Amazon patentetou o modelo de uma pulseira eletrônica para aumentar a produtividade e otimizar o desempenho de seus funcionários. De acordo com informações do site Geekwire , o protótipo da empresa permite monitorar com precisão onde os trabalhadores colocam as mãos, vibrando para orientá-los na direção certa, ou seja, controlando todos os movimentos feitos pelos funcionários.

Leia também: Pedido de aposentadoria por tempo de contribuição poderá ser feito pela internet

O produto poderá transmitir todos os dados de pedidos feitos pelo computador para o pulso do empregado. Arquivada em 2016, a patente da Amazon foi reconhecida na última terça-feira (30) e também propõe o uso de dispositivos ao redor do estoque e um módulo responsável por "supervisionar" o local. A pulseira é capaz de enviar sinais para outros dispositivos para identificar com qual compartimento de entregas o funcionário está ocupado.

Leia também: Previdência perde 1,1 milhão de contribuintes em meio a discussões da reforma

Apesar de ser descrito como um sistema de economia de tempo, o projeto tem sido criticado por ultrapassar os limites da relação entre empresa e funcionário. Como lembra o site The Verge , a Amazon já foi acusada de manter trabalhadores em condições inadequadas, com medidas como tempo cronometrado para idas ao banheiro e para pacotes empacotados por hora e cargas de 55 horas semanais.

Segundo patente da Amazon, pulseiras seriam capazes de se comunicar com outros dispositivos
Reprodução
Segundo patente da Amazon, pulseiras seriam capazes de se comunicar com outros dispositivos

Vale destacar que a patente não significa que a empresa tornará o projeto realidade. Em muitas situações, os planos das empresas nem saem do papel. No entanto, o registro indica um dos caminhos que a gigante do comércio pode seguir para aumentar a produtividade. Em 2017, a  companhia registrou outra patente para desenvolvier uma torre gigante no formato de uma colmeia.

Leia também: Post polêmico contra a polícia no Twitter resulta em demissão de estagiária

Segundo o projeto da Amazon, o espaço serviria como uma central onde drones chegariam e sairiam para realizar entregas em áreas urbanas. Entre os desenhos das construções presentes no projeto, está um prédio semelhante a um cilindro com vários espaços para a entrada e a saída dos drones. A área térrea prevê, ainda, a criação de garagens para entregas realizadas por meio de caminhões.

* Com informações 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!