Brasil Econômico

Anúncio acusado de racismo foi tirado do ar pela marca, que emitiu um pedido de desculpas nesta segunda-feira (8)
Reprodução/Twitter
Anúncio acusado de racismo foi tirado do ar pela marca, que emitiu um pedido de desculpas nesta segunda-feira (8)

A marca sueca Hennes & Mauritz (H&M) foi acusada de racismo por internautas após fazer um anúncio polêmico em seu site. A empresa mostrou a foto de um menino negro usando um moletom em que aparecia a frase "coolest monkey in the jungle", que, em tradução livre, significa "o macaco mais legal da selva".

Leia também: Novas regras para Uber, Cabify e 99 entram em vigor na quarta-feira em São Paulo

O caso começou a ter repercussão quando a influenciadora Stephanie Yeboah questionou o anúncio da marca no Twitter. "De quem foi a ideia na H&M de colocar esse doce garotinho vestindo um casaco que diz 'o macaco mais legal da selva'?",  publicou. O tuíte, publicado no último domingo (8), foi replicado por mais de 18 mil pessoas. 

Além disso, a publicação também recebeu mais de mil respostas. Muitos usuários concordaram com a acusação, mas alguns enxergaram a crítica como um exagero. "O que deixa isso pior é que agora eu recebi grunhidos de homens brancos me dizendo que não há nada de errado com o moletom", disse.

Leia também: Confira o calendário de saques do PIS/Pasep para pessoas com mais de 60 anos

Outra pessoa de influência a demonstrar indgnação com o caso foi o ator americano Jaleel White, que fez a série "Family matters". Em uma publicação no Facebook, nesta segunda-feira (8), ele pediu para que a marca não emitisse um "comunicado fraco", mas, sim, que divulgasse o nome de quem aprovou o anúncio.

"Eu me recuso a acreditar que a empresa toda possa ser tão burra e insensível ao colocar uma criança negra vestindo um moletom que diz 'o macaco mais legal da selva' e uma criança branca com um que diz 'especialista em sobrevivência'", disse White.

Leia também:Receita Federal abre consulta a lotes residuais do IR de 2008 a 2017

Pedido de desculpas

Após a revolta dos usuários nas redes sociais, a marca decidiu pedir desculpas pelo acontecido, por meio de comunicado enviado à emissora norte-americana "CBS" nesta segunda-feira. "Nós sinceramente pedimos desculpas por esta imagem. Ela já foi removida de todos os sites e o produto não será comercializado nos Estados Unidos. Nós acreditamos na diversidade e inclusão em tudo o que fazemos, e vamos rever nossas atividades cotidianas", disse a H&M .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!