John Travolta grava comercial e é a nova cara da cachaça Ypióca no País

Por Brasil Econômico Erica Ribeiro | - Atualizada às

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Primeira campanha após aquisição pela Diageo será veiculada apenas por aqui

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Astro de filmes como ‘Os Embalos de Sábado à Noite’, ‘Grease’ e ‘Pulp Fiction’, o ator John Travolta desembarcou no Brasil — pilotando o seu próprio avião — com a missão de ser o mais novo garoto propaganda da marca de cachaça Ypióca. A empresa cearense foi adquirida no ano passado, há precisamente 11 meses pela Diageo - dona de marcas como Johnnie Walker e Smirnoff e uma das maiores empresas de bebidas do mundo—, por R$ 900 milhões. A campanha começa a ser veiculada a partir do dia 18 de julho.

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John Travolta é o novo garoto propaganda da Ypióca

Eduardo Bendzius, diretor de marketing de Ypióca, explica que essa é a primeira grande campanha para a bebida após sua compra pela britânica e o objetivo é posicionar a marca entre as melhores coisas que o Brasil pode ter. Para isso, a campanha utiliza como carro-chefe um verbete que está presente no dicionário Volpi: o verbo ‘brasilizar’, que significa ‘tornar ou naturalizar brasileiro; brasilificar; abrasileirar”.

“Essa campanha só reforça a nossa escolha pela marca. O time global da Diageo está bastante animado. A intenção é fazer de Ypióca a cachaça que melhor se comunica com todos os brasileiros, de todas as classes. Queremos criar uma conexão ainda maior com a cachaça, uma categoria genuinamente nacional, que chega a se confundir com a cultura e o jeito de ser do povo brasileiro”, afirma Bendzius.

A escolha de John Travolta pela empresa e pela agência responsável pela criação da campanha, a DM9, está relacionada ao fato de o ator não ter nenhuma rejeição em qualquer classe social.

“Usamos um ator ‘brasilizando, ou seja, se tornando brasileiro. E esse nome foi o Travolta. Ao receber o roteiro da campanha ele achou ótimo e aceitou fazer o trabalho. O comercial será também uma espécie de entretenimento e ninguém melhor do que ele para dar vida a essa ação”, diz Alvaro Rodrigues, vice-presidente de Criação da DM9.

Além de filmes para TV, a campanha inclui internet, Youtube e canais outdoor, onde não necessariamente a figura do ator estará presente. A marca conta com outras três agências especializadas em diferentes disciplinas para entregar o conceito proposto de ‘brasilizar’. A VML está responsável pela estratégia de digital, a ArtContrast assina as ações em BTL e o escritório Luciana Branco Comunica, as ações de relações públicas. O trabalho de planejamento foi realizado com a Box 1824.

Com o convite, “Vamos brasilizar?”, a DM9Rio coloca no ar um filme em que o ator americano passeia por uma praia e, passo a passo, vai vivenciando o jeito de ser do brasileiro.

“No trabalho de planejamento, percebemos que o consumo da cachaça está associado ao comportamento típico do brasileiro, em que há tempo para as conversas com amigos, de forma despretensiosa. Queremos provocar essa ‘redescoberta’ do que o Brasil tem de melhor”, explica Bendzius.

Apesar de a campanha ter foco no mercado brasileiro, o executivo da Diageo para a marca Ypióca diz que isso não descarta a possibilidade de a campanha ser veiculada fora do país. Presente em 40 países, a cachaça está nos planos da Diageo para crescer também no mercado externo.

Além das campanha publicitária, a Diageo decidiu associar a marca Ypióca ao futebol. Segundo Bendzius, a empresa está presente nos jogos da Copa do Brasil e também nos amistosos da seleção brasileira. Atualmente, a produção anual das bebidas da marca ultrapassa os 60 milhões de litros.

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