Expedia lança versão brasileira para compra de viagens online

Companhia americana chega ao país disposta a enfrentar a líder do setor, Decolar.com, oferecendo pacotes turísticos até R$ 900 mais baratos

iG São Paulo | - Atualizada às

A maior agência de viagens online do mundo lançou nesta quarta-feira sua versão brasileira. A Expedia já mantinha uma operação de sua marca Hoteis.com no Brasil, mas agora amplia seus serviços no país. Além de reservas de hotel, a companhia passa a oferecer aluguel de carros, compra de passagens aéreas e programação antecipada de atividades no local de destino.

Leia mais: Gol anuncia compra de 60 novos aviões

“Tudo isso pago em reais e escrito em português”, diz Dara Khosrowshahi, presidente mundial da Expedia. A companhia não é novidade no mercado brasileiro, há 15 anos já atende clientes locais através de sites de outros países. “Estabelecemos parceria com 1,5 mil hotéis em 150 cidades brasileiras durante esses anos”, diz Marco Tagliatti, vice-presidente de hospedagens da Expedia para as Américas.

Algumas das redes hoteleiras parceiras da empresa são Accor, Hotel Transamérica, Bourbon, Grupo Blue Trees, Bristol, Promenade e Atlântico. Nesses anos, a Expedia também estabeleceu parceria com companhias aéras como Gol, TAM, Azul e Trip. “No ano passado, nós comercializamos 55 mil bilhetes de passagens aéreas para brasileiros”, diz Julie Kyse, vice-presidente de transportes da Expedia para as Américas.

Com a experiência prévia no mercado brasileiro, a companhia acredita que irá conquistar o mercado nacional e ser mais bem sucedida do que sua principal concorrente por aqui, a Decolar.com. “Somos uma empresa global, com mais tecnologia. Além disso, nossa experiência mundial nos garante parcerias que podem trazer melhores preços para os consumidores”, diz o presidente. “Nossos pacotes serão em média R$900 mais baratos do que os da concorrência”.

Veja também: Companhias aéreas tiveram perda de R$ 1,4 bilhão em 2011, diz sindicato

O crescimento da compra online de viagens no Brasil também anima os membros da companhia. A média de crescimento do país no setor é de 28%, a maior da América Latina. E o crescimento da América Latina foi o mais rápido nos últimos quatro anos, hoje 21% das compras de viagens são feitas através da internet, um montante de US$14 bilhões de dólares. Só no Brasil, 42% das vendas de viagens foram feitas online, totalizando US$ 6 bilhões no ano passado.

Para concretizar a operação no Brasil, a Expedia aumentou sua equipe no escritório de São Paulo para 45 pessoas, “antes, eu era o único aqui”, diz Marco Vieira, o brasileiro que hoje é o gerente de negócios para toda a América Latina. Além disso, também há um suporte telefônico gratuito para os usuários brasileiros e versões do site para iPhone, iPad, tablets e smartphones.

“No Brasil, a venda por aparelho móveis alcançará US$ 1 bilhão em 2013”, diz Jeremy Xavier, diretor de marketing móvel. Segundo levantamento da consultoria PhocusWright, 70% das resevas de hotéis são feitas com menos de 24 horas de antecedência, por isso os aplicativos são tão importantes para a companhia.

A Expedia possui 30 sites no mundo todo, com parceria de mais de 300 companhias aéreas e 155 mil hotéis. Seu faturamento no ano passado foi de US$ 29 bilhões, com cerca de 50 mil usuários. Nas duas primeiras semanas de operação no Brasil, a empresa irá oferecer pacotes com até 50% de descontos para destinos como Las Vegas, Miami, Nova York e Lisboa. Por enquanto, as compras só poderão ser feitas por cartão de crédito, “mas, estamos estudando outras formas de pagamento”, diz Marco Vieira. 

Leia tudo sobre: TurismoViagemnegóciosInvestimentoExpedia

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG