Fundador da WebMotors comanda nova holding de TI

Clic Holding, fruto da união entre Argo IT e Travel Explorer, nasce com clientes do porte da Vale e da PepsiCo

Juliana Ribeiro - Brasil Econômico |

Setembro foi um mês de mudança na vida do executivo Luigi Botto. A guinada veio com a união da Argo IT, empresa especializada em soluções de tecnologia para vendas de passagens corporativas, com a Travel Explorer, companhia com a mesma atuação, mas cujo foco está no mercado de lazer.

Juntas desde o começo do mês, elas deram origem à Clic Holding, grupo que já nasce com a marca de um milhão de passagens aéreas processadas por mês, por meio de sua plataforma. “Queremos ser líderes em tecnologia desse setor na América Latina”, declara Botto em entrevista ao BRASIL ECONÔMICO. Botto, atual diretor geral da holding, nos anos 90 foi um dos fundadores do WebMotors, portal para a compra e venda de veículos, hoje nas mãos do Banco Santander.

Para chegar à liderança, o grupo, que vem crescendo em média 30% ao ano, aposta na inovação constante e também no fortalecimento de sua atuação nos países vizinhos onde já atua, como Argentina, Bolívia, Uruguai, Venezuela, México, Panamá e Peru. “Hoje, os mercados de turismo de lazer e negócios que mais crescem são América Latina e Ásia”, diz Botto. O executivo também destaca o incremento do mercado de turismo desde já, como reflexo dos eventos esportivos de 2014 e 2016. “Além disso, o mercado em outras regiões do globo passa por um momento delicado”, diz.

O grupo comercializa plataformas de gestão e integração de dados , voltados para as agências e operadoras de turismo de portes variados, como é o caso da Flytour, uma das maiores agências do país. “São elas as nossas clientes”, explica Alexandre Arruda, diretor da Argo IT. Anualmente, cerca de 1,3 mil empresas compram passagens aéreas por meio das plataformas da Clic Holding. Entre elas estão a Vale, PepsiCo, Kraft Foods e Embraer.

Segundo Botto, uma das vantagens do sistema é reunir em uma única plataforma, opções de passagens áreas, locação de veículos, reservas de hotel e até de salas para reuniões. “A empresa que contrata o serviço, seja pela web ou na agência, consegue monitorar a viagem de seus colaboradores e visualizar inclusive, os custos detalhados, de forma rápida.”

Além disso, é possível comparar ofertas e negociar os melhores preços para o pacote completo. “Estudos mostram que algumas companhias têm até 25% de economia nos custos de viagens com uso dessas tecnologias”, explica Arruda.

Outro aspecto valorizado na companhia está na inovação. “Lançamos novidades para a plataforma mensalmente”, diz Arruda. Os próximos passos do grupo deverão ser em direção a ferramentas mais inovadoras para celulares, além de integração com outros sistemas e unificação mais avançada na plataforma atual da companhia, chamada de TMS. “Temos que nos preparar para oferecer cada vez mais tecnologia para os nossos clientes e atender às necessidades das companhias e seus colaboradores”, diz Botto.

O plano para os próximos cinco anos tem grandes chances de incluir aquisições de novas companhias. Nem bem completou um mês de vida, e a Clic Holding já está em conversas para novas parcerias com empresas de tecnologias. “Temos projetos em desenvolvimento para aquisições e acordos com novos parceiros. Mas só teremos notícias concretas sobre isso em 2013”, adianta Botto.

Leia mais notícias de economia, política e negócios no jornal Brasil Econômico

Leia tudo sobre: webmotorsluigi botto

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG