Para dar fôlego de caixa a pequenos e micro empresários num momento de restrição de crédito por causa da crise financeira internacional, o governo adiou o prazo para pagamento de tributos das empresas participantes do Simples Nacional. Os impostos referentes ao mês de dezembro poderão ser pagos no dia 13 de fevereiro de 2009.

O pagamento dos vencimentos referentes a janeiro de 2009 foi reprogramado para 20 de fevereiro de 2009. As datas originais de pagamento eram 15 de janeiro e 13 de fevereiro, respectivamente.

O secretário-executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional, Silas Santiago, explicou que, a partir de fevereiro, o prazo para recolhimento dos impostos volta para a data original, ou seja, o 15º dia do mês seguinte. Se a data não cair num dia útil, o pagamento deverá ser feito no primeiro dia que anteceder essa data. Ele estimou que a arrecadação mensal do Simples Nacional é de cerca de R$ 2,3 bilhões. "Além da crise, o aperto das contas típico do início do ano levou o governo a optar pelo adiamento", afirmou.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.