Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Empresários saem otimistas de reunião no Planalto

BRASÍLIA - Não houve anúncio de medidas ainda, mas os empresários que estiveram reunidos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros da área econômica saíram do Palácio do Planalto com impressões positivas. O governo está disposto a fazer sua parte de forma firme, reforçando a confiança, disse o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto.

Valor Online |

Segundo o presidente da Vivo, Roberto Lima, durante a reunião, que também teve a presença do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, foi pedida uma análise de todos os setores sobre a visão e os impactos da crise financeira até o momento, além de avaliações sobre o que esperam para 2009.

Segundo Lima, o setor de telecomunicações "vai muito bem" e deve crescer 25% em 2008, mas há preocupação com o primeiro trimestre de 2009, "quando haverá aumento de custos pela alta dólar, juros elevados e carga tributária alta".

O presidente da Gol, Constantino de Oliveira Junior, também saiu bem impressionado com a disposição do governo na conversa. "Vejo que o governo está mostrando sensibilidade e capacidade em ouvir o setor privado para tomar medidas articuladas com as questões da economia real", afirmou. Em sua área, Constantino prevê ligeira redução no ritmo de crescimento dos passageiros, de 6% em 2009, ante 8,4% em 2008.

Após a reunião de quase quatro horas com os empresários, o Palácio do Planalto informou que Meirelles e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, devem fazer uma coletiva de imprensa logo mais, às 16h30.

Mesmo sem ter sido informado de medidas oficiais, o presidente da CNI, acredita que o governo deve anunciar desoneração de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as empresas, novas alíquotas de Imposto de Renda para Pessoa Física e diminuição do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), conforme vem sendo comentado nesta semana.

(Azelma Rodrigues | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG