Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Empresa nega as acusações

A GE brasileira diz que as informações passadas pelo jornalista David Johnston estão fora de contexto e nega as acusações. Segundo a líder da área de boas práticas da GE, Josie Jardim, Johnton já havia tentado publicar essa reportagem pelo New York Times, no início deste ano, mas o jornal optou por não publicá-la.

Agência Estado |

"Porque a história é muito menos interessante do que parece", afirma. "Estamos abertos a conversar com quem for para contar a história."

Segundo ela, o gerente Valter Moreira realmente percebeu uma porcentagem alta de vendas para a região da Zona Franca de Manaus - 4,6% das vendas em 2002 e 6,5% em 2003, não os 64% apontados pelo repórter americano. Foi pedido que todos os clientes da região registrassem a internação de produtos na Zona Franca. "Quase todos confirmaram, com CNPJs e endereços da região, corretamente", diz Josie. Mas houve aqueles que não confirmaram. A GE afirma então ter tomado a iniciativa de pagar ao fisco o valor de US$ 10,6 milhões, referente ao que esses clientes deviam, e agora cobra deles judicialmente o reembolso desse valor. "Na dúvida, tomamos uma atitude pró-ativa."

Ela confirma que a GE buscou orientação jurídica. "Fizemos isso antes de saber quem eram os clientes com problemas, ou de saber se havia problemas internos na GE. Enviamos aos advogados uma série de situações hipotéticas. Nas mais complexas houve sim indicação para pagamento de diversos impostos, mas em relação à situação hipotética questionada, não à situação real que se averiguou depois."

A GE diz que as investigações internas não apontaram nenhum envolvimento de funcionários com qualquer tipo de desvio. Quanto ao desdém de Gary Sheffer, Josie diz que a resposta foi apresentada fora de contexto. "Sheffer afirmou que os US$10,6 milhões pagos ao fisco eram um valor pequeno em relação às exigências na lei americana para que o caso fosse apresentado às autoridades fiscais."

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG