Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Emprego nos EUA e IPCA dão o tom da sexta-feira

SÃO PAULO - A sexta-feira concentra os indicadores os mais relevantes da semana tanto em âmbito doméstico quanto externo. Nos Estados Unidos, o foco recai no relatório sobre o mercado de trabalho no mês de novembro.

Valor Online |

Por aqui, a atenção se dirige para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abre o dia com o IPCA de novembro. A projeção aponta inflação oficial em 0,5%, avançando da leitura anterior de 0,45%.

Os últimos dados de inflação, entre eles o IGP-M e o IPC da Fipe, surpreenderam de forma positiva, apontando aumento de preços abaixo do estimado, reflexo do menor preço das commodities e um repasse menos acentuada da valorização do dólar.

Por volta das 11h30, o Departamento de Trabalho dos EUA apresenta seu relatório. A previsão aponta que o fechamento de 300 mil a 325 mil vagas durante o mês de novembro. Com isso, a economia norte-americana perde vagas em todos os meses de 2008. Para a taxa de desemprego, a estimativa é de alta de 6,7% a 6,8%, contra os 6,5% de outubro.

Na quarta-feira, a ADP, empresa que processa folhas de pagamento, divulgou o fechamento de 250 mil vagas no setor privado dos EUA no mês passado. A previsão era de fechamento de 200 mil postos.

Ainda nos Estados Unidos, atenção para a posição dos congressistas quanto ao setor automotivo. Ontem, os presidentes da Ford, General Motors e Chrysler, junto com líderes sindicais, voltaram a Washington para tentar convencer os políticos a liberar US$ 34 bilhões para o setor.

Na semana que vem a agenda interna é bastante relevante, com reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e mais uma rodada de indicadores de inflação como IPC, IGP-DI e a primeira prévia do IGP-M. Nos EUA, saem os preços de importação e no atacado e as vendas no varejo.

(Eduardo Campos | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG