Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Emprego na indústria registra alta de 0,3% em janeiro, aponta IBGE

Em janeiro de 2010, o emprego industrial mostrou variação positiva de 0,3% frente ao mês anterior, já descontadas as influências sazonais, após queda de 0,6% em dezembro. Na comparação com igual mês do ano anterior, houve um recuo de 1,1% no pessoal ocupado do setor industrial, sendo esta queda, no entanto, a menor desde dezembro de 2008. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

iG São Paulo |

No acumulado nos últimos doze meses, a taxa recuou 5,1%, praticamente o mesmo resultado do fechamento de 2009 (-5,2%). Segundo o IBGE, também no confronto de janeiro de 2010 com janeiro de 2009, houve recuo no emprego industrial em 13 dos 18 setores pesquisados.  

Ainda de acordo com o instituto, o primeiro resultado do emprego para o ano de 2010 (-1,1%) mostrou queda bem menos intensa que a observada no último trimestre de 2009 (-4,2%), ambas as comparações contra igual período do ano anterior.

Horas pagas

O número de horas pagas aos trabalhadores da indústria, em janeiro de 2010, teve variação negativa de 0,3% frente ao mês imediatamente anterior, na série livre dos efeitos sazonais, após sete meses sem registrar queda, período em que acumulou ganho de 3,4%.

Ainda no indicador mensal, os locais que assinalaram os maiores impactos negativos no resultado nacional foram: Minas Gerais (-2,9%), região Norte e Centro-Oeste (-2,1%) e Santa Catarina (-1,5%).

Já o valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria, ajustado sazonalmente, cresceu 5,9% em janeiro em relação ao mês imediatamente anterior, após ter acumulado perda de 4,0% nos últimos dois meses de 2009.

Leia mais sobre: emprego

Leia tudo sobre: empregoindicadoresindústria

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG