Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Emprego na indústria declina 0,2% em outubro, apura IBGE

RIO - O emprego na indústria caiu 0,2% entre setembro e outubro, na série com ajustes sazonais, após ficar estável por dois meses. Perante outubro do ano passado, no entanto, houve crescimento de 1,6%, a 28ª taxa positiva, porém a menor desde março de 2007 (1,5%).

Valor Online |

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou em nota divulgada há pouco que, no ano até outubro, o emprego industrial subiu 2,6%; no acumulado em 12 meses, a alta correspondeu a 2,7%.

No comparativo com outubro do ano passado, o contingente de trabalhadores cresceu em 10 dos 14 locais investigados, como em São Paulo (1,7%), Minas Gerais (5%), Rio Grande do Sul (3,2%) e Rio de Janeiro (2,9%). Em sentido contrário, houve enxugamento de pessoal em Santa Catarina e Pernambuco, de 2,5% e 1,3%, na ordem.

Dos 18 setores analisados, 11 deles registraram ampliação do pessoal ocupado no 10º mês deste ano em relação a igual intervalo de 2007, entre eles, máquinas e equipamentos (8,3%), meios de transporte (7,1%), máquinas, aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (9,4%) e alimentos e bebidas (2,1%). Em contrapartida, o contingente de trabalhadores diminuiu em vestuário, madeira, calçados e artigos de couro e têxtil.

No acumulado do ano, 11 locais e 12 segmentos aumentaram o pessoal ocupado frente ao mesmo período de 2007.

(Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG