Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Emprego industrial cai 0,2% em outubro, diz IBGE

O emprego industrial caiu 0,2% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal, divulgou nesta quarta-feira o IBGE. Na comparação com igual mês do ano passado, houve alta de 1,6% na ocupação do setor.

Agência Estado |

Os dados de outubro interrompem a trajetória de expansão do índice de média móvel trimestral do emprego, que vinha aumentando há quatro meses e ficou estável no trimestre encerrado em outubro ante o terminado em setembro.

Segundo observaram os técnicos do IBGE no documento de divulgação da pesquisa, embora a alta no emprego tenha sido o 28º resultado positivo consecutivo ante igual mês de ano anterior, o resultado de outubro (1,6%) foi o menor apurado desde março do ano passado (1,5%). No indicador acumulado no ano, o pessoal ocupado cresceu 2,6% e em 12 meses, aumentou 2,7%.

Massa salarial

Em outubro, o valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria (equivalente a massa salarial do setor) caiu 0,2% ante setembro, na série com ajuste sazonal, segundo o IBGE. A queda ocorre após um aumento de 2,7%, em setembro, ante o mês anterior.

Segundo os técnicos do IBGE, "a variação negativa de outubro não chegou a interromper a trajetória de crescimento (da folha), como mostra o índice de média móvel de outubro (0,7%), medido entre os trimestres encerrados em setembro e outubro, que cresce há quatro trimestres consecutivos". Nos confrontos com iguais períodos do ano anterior, os resultados permaneceram positivos: 5,1% frente a outubro de 2007 e 6,6% no acumulado no ano. O indicador acumulado nos últimos 12 meses, a folha aumentou 6,6%.

Leia mais sobre emprego

Leia tudo sobre: emprego

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG