Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Empossado, Juca Ferreira também quer dinheiro do pré-sal

BRASÍLIA - Assim como os outros ministros do governo Lula, Juca Ferreira, novo titular da Pasta da Cultura, também está de olho nos recursos que serão obtidos com a exploração de petróleo da camada do pré-sal. Ele defende que 1% do lucro seja destinado para o seu ministério. Eu acho que 1% do pré-sal deve ser para a cultura, porque a cultura é uma necessidade fundamental para o novo ciclo do Brasil. Todo dinheiro público que puder ser canalizado (para a cultura), deve ser canalizado , afirmou Juca Ferreira, depois de ser empossado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.

Valor Online |

O presidente voltou a falar das reservas e garantiu que os recursos da camada pré-sal serão distribuídos entre ricos e pobres. Acho que o pré-sal é uma propriedade de 190 milhões de brasileiros. Vamos fazer que essa riqueza oriunda da natureza possa favorecer não apenas um conjunto da sociedade brasileira, mas dentre elas, as pessoas mais pobres , disse Lula, no fim da solenidade.

Lula pediu que Juca Ferreira dê continuidade ao trabalho de seu antecessor, o cantor e compositor Gilberto Gil, e cumpra o programa Mais Cultura, o principal da Pasta. Para Lula, o programa representará um avanço de 80 anos na cultura brasileira.

Lula teceu elogios ao ex-ministro em boa parte de seu discurso e agradeceu o cantor por integrar seu governo desde 2003. Não sei quanto tempo vai levar para que o Brasil tenha uma pessoa da sua qualidade no Ministério da Cultura , afirmou. O presidente chegou a quebrar o protocolo e concedeu a palavra a Gil, antes de discursar.

O presidente brincou que se Gil estiver disposto a voltar ao cargo, ele pode abrir uma brecha. No entanto, admitiu que parte dos avanços de Gil na pasta deve-se ao trabalho de Ferreira na secretaria-executiva.

Ele sempre será um extraordinário ministro da Cultura, Mas sempre achei também que quando o Gil viajava (para shows) o ministério continuava com um vigor extraordinário. Peraí, tem alguém aí com muita força também. Tenho consciência que parte do sucesso do meu companheiro Gilberto Gil dependeu do trabalho do meu companheiro Juca Ferreira , disse. Juca Ferreira está comandando o ministério desde agosto, quando Gil anunciou sua saída para se dedicar mais à carreira artística.

O presidente disse também entender por que Gil decidiu tentar conciliar os shows com as atividades de ministro. Um cidadão como Gil, que tem uma família grande para sustentar, não podia viver com R$ 10 mil, que é o salário. Como não havia trambique para ganhar mais, era normal que o Gil tirasse seu domingo para fazer um showzinho. Eu achava isso bom , afirmou Lula.

Qual não foi minha surpresa quando descobri que o Gil não era militante do PV coisa nenhuma. É um grande artista e um grande ambientalista. Mas o Gil não precisa representar partido nenhum , afirmou Lula. Em seguida, acrescentou: Imagina se eu exigisse que o Chico Buarque entrasse no meu partido? Certamente, ficaria mais chato. Imagina se o Caetano entrasse para o PSDB? Certamente, ficaria mais chato , brincou o presidente, arrancando risos dos convidados.

(Valor Econômico)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG