Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Embrapa aponta queda no controle da ferrugem da soja

Brasília, 02 - Um estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Oeste, que fica em Dourados (MS), mostra que os gastos para controle da ferrugem asiática da soja recuaram de R$ 91,25 na safra 2003/04 para R$ 40,75 na safra atual, 2008/09, por aplicação. A redução dos gastos com fungicidas e o aumento da oferta de produtos indicados para o controle da doença justificam a queda.

Agência Estado |

O controle da ferrugem da soja é feito com a aplicação de fungicidas. De acordo com o fitopatologista Alexandre Roese, da Embrapa Agropecuária Oeste, para que a aplicação seja eficiente, é necessário vistoriar a lavoura freqüentemente e intensificar esta prática após o florescimento da soja, quando as chances de ocorrência da ferrugem são maiores.

O fitopatologista recomenda vistoria das lavouras, pelo menos, de duas a três vezes por semana. "Na aplicação, é necessário observar as regulagens dos equipamentos de pulverização, as condições climáticas do momento, o volume de calda e o tamanho de gotas, além das recomendações dos fabricantes de fungicidas", ressaltou. As informações são das assessorias de imprensa da Embrapa e do Ministério da Agricultura.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG