São Paulo, 12 jan (EFE).- A Embraer encerrou 2008 com um novo recorde de entregas de aeronaves comerciais, executivas e de defesa, com 20% a mais que no ano anterior, divulgou hoje a companhia.

Em comunicado, a companhia disse que em 2008 foram entregues 204 aeronaves para seus clientes, enquanto os pedidos confirmados alcançaram um valor de US$ 20,9 bilhões até o dia 31 de dezembro.

O último trimestre de 2008, apesar da conjuntura econômica mundial proveniente da crise global, não diminuiu o ritmo de entregas da empresa, a quarta maior do mundo e líder do segmento de aviação executiva.

Entre outubro e dezembro, a Embraer entregou 59 aeronaves e ampliou o número de pedidos firmes com a venda de 11 E-jets 170 e 190 para a British Airways.

Entretanto, este ano começou de forma positiva para a empresa com os contratos de vendas de aviões de defesa Super Tucanos para os Governos da República Dominicana e da Tailândia.

Por outro lado, em 2008 o modelo Phenom 100 recebeu o aval de fabricação e vôo das autoridades aeronáuticas do Brasil e dos Estados Unidos, homologações que lhe permitem sua comercialização na maior parte dos países. EFE wgm/fal

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.