Tamanho do texto

SÃO PAULO - A Embraer fechou o primeiro semestre deste ano com recorde de entregas, com 97 aeronaves enviadas a clientes entre janeiro e junho. Esse número representa um aumento de 59% em relação a igual período do ano passado. No intervalo, a carteira de pedidos firmes da Embraer também atingiu nível recorde, indo a US$ 20,7 bilhões.

Ainda assim, a empresa chega à metade do ano tendo cumprido apenas 48,5% de sua meta de entregar até 200 aviões este ano.

Apenas no segundo trimestre deste exercício, a Embraer entregou 52 aeronaves. Esse volume só é superado pelo registrado no quarto trimestre de 2007, quando a empresa enviou 61 aeronaves a clientes. No total, foram entregues entre abril e junho 43 aeronaves comerciais e 9 jatos executivos Legacy 600.

A empresa, porém, se diz otimista em alcançar a meta de 200 jatos neste ano, além de entregar entre 10 e 15 aviões executivos Phenom 100.

No segundo trimestre foram assinados acordos para a venda de sete aeronaves EMB 170 para o grupo ETA Star, de Dubai, e de cinco aviões EMB 175 com a brasileira Trip. A Embraer ainda vendeu dois jatos EMB 190 para o governo brasileiro e quatro outros aviões executivos Phenom 300 à americana AirShare.

Segundo a empresa, os pedidos firmes para os jatos da família Phenom já estão próximos aos 800, embora ela não divulgue exatamente quantos contratos já foram firmados.

(José Sergio Osse | Valor Online)