Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Emater revisa área de soja e reduz previsão do RS

Porto Alegre, 12 - A Emater confirmou hoje sua expectativa de redução da área semeada com soja na safra 2008/09 no Rio Grande do Sul. A área final foi revisada e ficou em 3,727 milhões de hectares, 1,84% a menos que o previsto inicialmente e 2% abaixo do que foi cultivado na safra passada.

Agência Estado |

Já era considerada provável uma queda na área por falta de chuvas durante o plantio, em dezembro. Por causa do clima, o plantio terminou com atraso. A produtividade média esperada foi mantida (2.038 quilos por hectare), mas a queda na área provocou redução de 140 mil toneladas na previsão de safra, para 7,597 milhões de toneladas. Nesta semana, o comportamento do clima, que segue com chuvas irregulares, gerou preocupação para alguns produtores e alívio para outros, analisou a Emater.

A pior situação é da Campanha, no sul do Estado, onde cerca de 5,5 mil hectares de soja deixaram de ser cultivados em Dom Pedrito. Nas demais regiões, as chuvas insuficientes inibiram ou retardaram o desenvolvimento das plantas, especialmente de variedades precoces, informou a entidade.

As chuvas até o final de março irão definir a safra de soja, que começa a entrar em fases críticas. A safra tem 26% da área em germinação e desenvolvimento vegetativo e 50% em floração. As chuvas acumuladas em fevereiro estão em média 71% abaixo do habitual para o mês.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG